terça-feira, 30 de julho de 2013

Oficinas ensinam crianças a refletir com montagem de brinquedos.


Chapéu mexicano feito com recicláveis (Foto: Divulgação/ TooDo Eco)Chapéu mexicano feito com recicláveis
(Foto: Divulgação/ TooDo Eco)

Uma caneta, pedaços de barbante, um CD, uma rolha, tampas e uma garrafa pet cortada se transformam em um chapéu mexicano com cadeirinhas que se movimentam como o brinquedo de verdade do parque de diversões. A montagem do ‘chap-mex’, feito somente com materiais reaproveitados, também serve de exercício de reflexão, descobertas e debates entre as crianças.
Essa é a proposta do TooDo Eco, plataforma educacional criada pela advogada chilena Daniela del Campo, de 42 anos, e a artista plástica brasileira Ana Maria Lavander, a Naná, de 37. Juntas, elas ministram oficinas em escolas para ensinar crianças a aproveitar materiais recicláveis, pensar e se divertir ao mesmo tempo.
“O brinquedo é um instigador da curiosidade das crianças, elas adoram. Não é como jogar o conteúdo para prova simplesmente e cortar a curiosidade pela raiz”, diz Daniela.
As oficinas são gratuitas e têm duração de quatro meses com aulas semanais. Na temporada, as crianças aprendem a montar quatro brinquedos com mecanismos diferentes. O primeiro é  o chapéu mexicano, o segundo uma aranha de oito patas e oito olhos que movimenta as patas e o terceiro, um dragão que mexe as asas. O quarto brinquedo é inventado pelas as crianças que aplicam os mecanismos que elas aprenderam. Somente itens reciclados são utilizados.  A montagem é feita sempre em grupos e as descobertas e dúvidas são compartilhadas.
Postado por Martín.

Nenhum comentário:

Postar um comentário