terça-feira, 24 de setembro de 2013

Alunos do ITA fazem paralisação por melhoria no sistema de ensino

Estudantes se mobilizaram para reivindicar mudanças no sistema didático.
Reitor avalia que a pauta dos alunos tem pontos que podem ser atendidos.


Instituto Tecnológico de Aeronáutica (Foto: Divulgação)
Os alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em Sao José dos Campos, paralisaram as atividades na instituição na manhã de terça-feira (27) em protesto por melhorias no ensino e no sistema de avaliação. Segundo o Centro Acadêmico Santos Dumont (Casd), a paralisação é a primeira na história do instituto e foi aprovada em uma assembleia feita com os alunos. As aulas foram retomadas nesta quarta-feira (28).
Duante a paralisação, que teve adesão de 90% dos alunos e professores, os universitários suspenderam as atividades e apresentaram as reivindicações à reitoria. "A paralisação foi feita reivindicando melhorias no ensino e no sistema avaliativo, baseado principalmente na desmotivação dos alunos. Tem aluno se desmotivando muito com relação ao próprio instituto, com relação ao aprendizado e por isso estamos indicando algumas mudanças para que melhorem o sistema e as regras", explicou Marcus Ganter, presidente do Casd e aluno do 4° ano do curso de Engenharia Mecânica Aeronáutica.
Entre os problemas apontados estão um sistema de avaliação considerado abusivo, insuficientemente transparente e que possibilitaria a prática de injustiça dos professores com os alunos.

Em nota publicada pelo Casd, os alunos pedem que sejam feitas mudanças no sistema. "O ITA está com o programa de expansão, que prevê a duplicação do número de vagas, além de uma série de inovações. Detectamos falhas no sistema e no modelo atual, queremos corrigir, em conjunto com a administração, o quanto antes. Se não, passaremos de 600 alunos, para 1200 desmotivados", diz trecho da nota. Além de 600 estudantes, o ITA conta 160 docentes.

Eles ainda pedem a volta do Sistema de Aconselhamento. "O modelo adotado pelo ITA, desde sua criação, é bastante diferenciado das outras universidades e de excelência, como comprovado pela fama da instituição. Todavia, alguns mecanismo que eram considerados fatores chave para o sucesso e a formação do aluno, deixaram de existir, como é o caso do Sistema de Aconselhamento".
Os alunos foram recebidos nesta terça pelo reitor do instituto, Carlos Américo Pacheco, que avalia que 95% das pautas são possíveis de serem atendidas. "Vamos trabalhar para implantar ou fortalecer muitas das regras, que já existem, para que aconteçam ainda neste ano. Essas reivindicações não representam um conflito. Na verdade é algo que vai contribuir com a melhoria do ITA e isso interessa à escola", disse ao G1.
Ele destacou que os alunos sinalizaram que os problemas apontados, no documento apresentado, são pontuais - não envolvem a maioria dos professores no caso das questões pedagógicas. "Estamos dispostos a promover esse conjunto de aprimoramentos, mas de forma que a transformação mantenha a qualidade no ensino. Esse é o diferencial dos nossos alunos no mercado de trabalho, a instituição é reconhecida pela qualidade dos profissionais que forma", destacou o reitor.
Postado por Martín.

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