Pernambucanos participam de etapa regional de Olimpíada de Robótica.
Pequenos cientistas pernambucanos irão mostrar os seus talentos na etapa regional da Olimpiada Brasileira de Robótica (OBR), no próximo sábado (31), no Recife. Já com tradição na competição, o estado terá 62 equipes, de diversas escolas privadas e públicas, que tentam alcançar a pontuação para a etapa nacional, que ocorre em Fortaleza, em novembro. O evento será aberto ao público e acontece na Secretaria Estadual de Educação, no bairro da Várzea, Zona Oeste da capital.
Realizada desde 2007, a OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e se utiliza da robótica para estimular jovens às carreiras ligadas à ciência e tecnologia. De acordo com Emerson Mendes, diretor da Creare, franquia da LEGO Zoom em Pernambuco – empresa realizadora do evento –, o fomento a essas competições é essencial para despertar o espírito criativo dos jovens. “É uma motivação para que as crianças se desenvolvam nessa área e que possam, através do torneio, adquirir conhecimento sobre tecnologia e levar isso para toda a sua vida profissional”, contou.
A OBR possui duas modalidades: a teórica e a prática. Na primeira, já realizada pelas equipes, os estudantes respondem questões de uma prova escrita. Ela é realizada em uma única fase, em todo o país. Na fase prática, a olimpíada estabelece uma tarefa e os alunos deverão construir robôs que a atendam. De acordo com a organização, não há limites sobre a quantidade de equipes pernambucanas que irão participar da etapa nacional.
Em Pernambuco, o governo do Estado, junto à LEGO Zoom, desenvolve, desde 2012, em escolas públicas e em escolas técnicas programas que possibilitem a prática da robótica dentro da sala de aula. Atualmente, 226 instituições participam do projeto. “Esse tipo de ferramenta oferecida em toda a rede faz com que todo mundo queira participar, queira ter um projeto que desenvolva um robô”, contou Emerson Mendes.
Nas escolas estaduais, a robótica é inserida em paralelo ao conteúdo programático normal de outras disciplinas, como matemática e física. "Antes, eram fatos isolados. A partir de 2012, começamos um trabalho sistemático, articulando a robótica com os conteúdos curriculares, para ela não ficar isolada, terminando em si mesma. Com isso, os alunos assimilam melhor, junto aos professores treinados. Por isso, a participação vem aumentando em todo estado, que vem se destacando", destacou Ana Selva, secretária-executiva de Desenvolvimento da Educação em Pernambuco. Na última olimpíada brasileira, a rede estadual classificou a Escola Santa Ana, de Olinda, que alcançou a terceira colocação.
Em Pernambuco, o governo do Estado, junto à LEGO Zoom, desenvolve, desde 2012, em escolas públicas e em escolas técnicas programas que possibilitem a prática da robótica dentro da sala de aula. Atualmente, 226 instituições participam do projeto. “Esse tipo de ferramenta oferecida em toda a rede faz com que todo mundo queira participar, queira ter um projeto que desenvolva um robô”, contou Emerson Mendes.
Nas escolas estaduais, a robótica é inserida em paralelo ao conteúdo programático normal de outras disciplinas, como matemática e física. "Antes, eram fatos isolados. A partir de 2012, começamos um trabalho sistemático, articulando a robótica com os conteúdos curriculares, para ela não ficar isolada, terminando em si mesma. Com isso, os alunos assimilam melhor, junto aos professores treinados. Por isso, a participação vem aumentando em todo estado, que vem se destacando", destacou Ana Selva, secretária-executiva de Desenvolvimento da Educação em Pernambuco. Na última olimpíada brasileira, a rede estadual classificou a Escola Santa Ana, de Olinda, que alcançou a terceira colocação.
Postado por Martín.
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