domingo, 2 de junho de 2013

Governo de MS manda equipe apurar racismo contra índios em escola


Escola em que caso de discriminação teria acontecido (Foto: Elimar Brum/Arquivo pessoal)
A Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul (SED) encaminhou, nesta sexta-feira (22), uma equipe para Antonio Joao, a 402 km de Campo Grande, para apurar suposta prática de injúria e racismo em uma escola estadual na cidade. O caso foi denunciado por lideranças indígenas à Funai e repassado ao Ministério Público Federal (MPF). O órgão, por sua vez, pediu à Polícia Federal (PF) para investigar a situação.
De acordo com a Funai, estudantes guarany-kaiwá do 1º ano do ensino médio teriam sido retirados da sala de aula e chamados de “sujos e fedidos” pelos colegas. Após a situação, segundo a entidade, eles não querem mais voltar a estudar.
Se ficar comprovado que houve discriminação, segundo a secretaria, o departamento jurídico tomará as medidas necessárias, que podem ir desde uma advertência até a cassação do mandato do diretor.Conforme a assessoria da SED, um representante do órgão entrou em contato com o diretor da unidade de ensino, Elimar Brum, para falar sobre o caso. Ele negou todas as acusações, mas a ida da equipe para a cidade é importante, de acordo com o órgão, para ouvir os próprios alunos e testemunhas.
Postado por Martín.

Nenhum comentário:

Postar um comentário