Programa Ciência Sem Fronteiras destina vagas específicas ao Ifro.
Alunos do instituto têm até o dia 19 de junho para se candidatar a uma vaga.
Os alunos do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), interessados no Programa Ciência Sem Fronteiras, do governo federal, têm até o dia 19 de junho para se candidatar a uma vaga para graduação na Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Hungria e Japão. Os pré-selecionados serão divulgados no dia 27 de junho, segundo a Pró-Reitoria de Pesquisa da instituição.
De acordo com a Coordenadora Institucional do programa no Ifro, Elizangélica Fernandes da Silva, o Ministério da Educação está criando vagas específicas para os Institutos Federais com bolsas de estudo no exterior. Os candidatos devem ficar atentos ao edital.
Neste ano, entre os requisitos nacionais, estão o teste de proficiência, de acordo com o exigido na chamada específica do país ao qual deseja se candidatar; ter realizando, no mínimo, 20% do currículo previsto para seu curso; ter nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou acima de 600.
As bolsas são concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. De acordo com o Ifro, nNas próximas chamadas, a previsão do Programa Ciência Sem Fronteiras é de que a seleção inclua Austrália, Coreia do Sul, Canadá, Finlândia e Reino Unido. Os estudantes podem acessar o edital aqui.
Dados da Fundação Rondônia mostram que os estudantes do estado desconhecem o Programa Ciência Sem Fronteiras, criado em 2011. Em 2012, apenas apenas 13 alunos de Rondônia foram encaminhados para Espanha, Portugal, Austrália e Estados Unidos. O número representa apenas 10% da meta esperada pelo governo estadual. Até o final de 2014 devem ser oferecidas mais de 100 mil bolsas em todo o país.
Postado por : Daniela
Nenhum comentário:
Postar um comentário